2012
Intervalo
Em 2012 a Orquestra Gulbenkian celebrou os 50 anos de existência. Essa efeméride, assinalada com pompa pela Fundação que a acolhe, não altera em nada a rotina dos músicos e maestros. Semana após semana, há um novo programa para ensaiar, há duas apresentações públicas a fazer, há palcos a montar.
No fim de cada semana, muda o maestro, mudam os solistas e as partituras. Nesse intervalo, afinam-se os instrumentos, estica-se o corpo para lhe aliviar os ossos do ofício.
INTERVALO
REALIZAÇÃO
Tiago Figueiredo
MONTAGEM
Tiago Figueiredo
João Ramos de Almeida
SONOPLASTIA e MISTURA DE SOM
João Ganho – Estúdio O Ganho do Som
PRODUÇÃO
Ânimo Leve
“Intervalo” tem consciência de que (mesmo com 65 minutos) não tem tempo para falar de tudo e por isso não perde tempo a explicar, prefere mostrar e partilhar, trabalho limpo e inteligente que deixa vontade de saber mais e conhecer mais. Esperamos vê-lo noutros ecrãs fora da Gulbenkian.
Jorge Mourinha, PÚBLICO
O filme de Tiago Figueiredo é uma prenda para quem conhece, ama e estima a Orquestra Gulbenkian. Para outros, a paixão pode começar a partir deste ‘Intervalo’
Rui Lagartinho, RTP Artes
O olhar é profundamente cinematográfico, a invisibilidade conquistada nos momentos da rodagem contrastando com um saber nas escolhas dos momentos a manter na montagem final. E na verdade é aí que o filme ganha forma. Mostrando-nos Tiago Figueiredo uma orquestra com gente dentro.
Nuno Galopim, sound+vision