2022
livre-trânsito
Um livro não encerra apenas uma história, as personagens ou os dramas que os escritor imaginou. Um livro é um passaporte para mil viagens, uma por cada pessoa que o ler, por cada leitor que que mergulhar nas letras, palavras, frases e parágrafos que codificam as ideias e as emprestam ao mundo.
O Festival 5L convidou o fotógrafo Tiago Figueiredo, nome conhecido por um trabalho documental com forte cunho humanista, a percorrer as ruas de Lisboa à procura de leitores. Vai conversar com pessoas, saber o que as inspira na leitura, que mundos anseiam, que descobertas fazem.
“livre-trânsito” é uma intervenção artística no espaço público de Lisboa, composta por 20 retratos, que interpela à reflexão sobre a leitura como cartão de embarque para uma dimensão imaterial. Ler, como livre trânsito para outros mundos, outras formas de pensar, outras vidas ou realidades. 20 retratos, de 20 pessoas, com 20 livros e 20 confidências sobre as motivações para o acto da leitura, expostos em paragens de autocarro, carruagens de metro, cafés e pastelarias.
Inserido na programação do Lisboa 5L, está patente nas carruagens de metro (180 cartazes), entre 22 de abril a 6 de maio, e em mupis espalhados pela cidade (60 mupis), de 27 abril a 10 maio.
O Lisboa 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa – é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e Bibliotecas Municipais de Lisboa, com Direcção Artística de José Pinho (Ler Devagar).
[Fotografias dos mupis e do metro por Bruno Saavedra]